Projeto Nossos Bosques tem mais Vida em sua segunda fase!!!

Esta semana, em comemoração à abolição da escravatura no Brasil, a Flora Monte Claro doou mudas de camélias para algumas escolas do município.


O projeto Nossos Bosques tem mais Vida funciona por adesão das escolas, e nesta segunda fase, cinco escolas aderiram. Como a muda de camélia é muito mais barata que a de Pau Brasil (entregue na primeira fase), desta vez a Flora Monte Claro não buscou patrocinadores para a viabilização da aquisição de mudas.

Não havendo patrocinadores, não foram feitas fotos de entrega de mudas - apenas citamos aqui no blog o ocorrido, e também publicamos no Jornal A Tribuna Regional a camélia como Planta da Semana (aqui também publicada).

A camélia se tornou a flor simbolo dos ideais abolicionistas por meio do Quilombo do Leblon, que as produzia em quantidade, e os escravos que ali residiam vendiam as flores no centro do Rio de Janeiro. 

Quem era a favor da abolição, para auxiliar a causa do quilombo, comprava destas flores. Com o tempo, quem possuia uma camélia na lapela, chapéu ou até como buque passou a ser identificado como abolicionista.

A propria Princesa Isabel, quando aderiu à causa, mandava ornamentar sempre o Palácio das Laranjeiras com camélias. 

Abaixo algumas fotos de camélias, retiradas da internet, para os amigos apreciarem:






Algumas das escolas receberam mudas da Camelia sassanqua, que é diferente da Camelia japonica mostrada nas fotos acima, mas que guarda o mesmo simbolismo. Abaixo, fotos da C. sassanqua.