(...) Fruta de vez temporana, Caldo de cana caiana, Vou te desfrutar! Morena Tropicana (...)

Em setembro encomendei do nordeste algumas mudas de cana caiana. Para quem não sabe, a cana caiana foi a primeira a ser plantada em todo território brasileiro (inclusive o sul), e por um bom período moveu a economia nacional. É uma cana muito doce e macia, e está vinculada a várias tradições culturais brasileiras, tanto que virou até hit de Alceu Valença, na musica "Morena Tropicana".


Com o surgimento de variedades de cana com mais açúcar ou maior produtividade, a caiana começou a cair em desuso, sendo utilizada ainda apenas em destilarias top de linha, principalmente em Minas Gerais, e em algumas residências, como ornamental (claro que uma ornamental com segundas intenções).

Ela fica muito bonita enfeitando jardins, pois se abre lembrando uma palmeira, e seus colmos, quando recebem sol adquirem uma coloração avermelhada com listras verdes. Desconfiei que muita gente iria se interessar.

O problema é que para trazer cepas e revender o preço seria muito alto. Dai trouxe algumas que plantei no jardim aqui da Flora, para utiliza-las como matrizes, revendendo suas mudas a um preço acessível. Algumas ainda distribui para amigos.

Plantei em setembro, e a torcida aqui era grande para saber quando essas mudas começariam a brotar. Em teoria, elas devem estar boas para cortar em nove meses, ou seja, as em junho, talvez julho. 

Hoje, finalmente encontrei os três primeiros brotos de uma das canas plantadas (foram 6 no total). Abaixo a foto com os rebentos.