Ah, minha tia Petúnia...



 
Engraçado como são as coisas. Quando eu era criança não existia internet, mas já tinhamos os chamados "memes". Isso mesmo, tinhamos sim, mas eles eram restritos a um grupo ou "tribo".

Eu, juntamente com uma legião de virgens cheios de espinhas, adorava gibis em quadrinhos. E os heróis do universo Marvel, com Homem-aranha, Hulk, Wolverine, Quarteto Fantástico, Capitão América, enfim, todos eles tinham um lugar prioritário em nosso imaginário.

Destes personagens, lembro muito bem do Coisa, aquele homem de pedra do quarteto fantástico, sempre sair com duas frases de efeito. A primeira era usada antes de alguma briga: "Tá na hora do pau!!!". Dentro da tribo de leitores de gibis da época, isso se tornou um meme.

A segunda frase de efeito tinha muitas variações e era usada quando acontecia alguma coisa inusitada, e era sempre a invocação de uma chamada "Tia Petúnia".

Passados os anos, e não mais na categoria de virgem espinhento leitor de gibis, montei a loja da Flora Monte Claro com minha esposa, a Sara. A alguns dias trouxemos um lote de flores, e três delas insistem em me lembrar das histórias em quadrinhos que lia quando criança - claro, três vasos da flor Petúnia.

Essa petúnia é uma planta perene, de floração nos meses quentes do ano, sendo a primeira das plantas ornamentais a florir todos os anos e a última a perder suas flores. Também tem o fato interessante de que esta flor é o simbolo do "bem estar".

E isso se aplica aqui na loja, pois tem tido um efeito muito agradável recepcionando os clientes que entram em nossa estufa. Seguem fotos dos três vasos, sendo a única petúnia roxa a de vaso menor.