Sassanka - A nova planta do acervo da Flora


Trouxemos algumas mudas de uma camélia. A principio, achamos que era uma camélia comum, apesar de o fornecedor frisar que seria a Camelia sassanqua (nome científico).


Chegando na loja, como sempre fazemos quando chega planta diferente, buscamos informação sobre ela.  Realmente, não é a camélia comum que todos estão acostumados.

A Camélia Sassanka - ou apenas Sassanka - é de origem japonesa, e teve um histórico no Japão medieval devido a suas várias utilidades. A primeira e mais óbvia é ornamental, pois suas flores são belíssimas. No Japão a variedade mais comum seria a branca. A que temos na loja é rosa.

Segundo a Wikipédia (a versão em inglês, porque a em português nem menciona a planta), a Sassanka era usada para fazer chá, e das suas sementes se extraia um óleo muito calórico, que teria as mesmas propriedades do óleo de oliva. Este óleo era usado para iluminação e culinária, mas o seu principal consumo mesmo era lubrificar instrumentos culinários, por evitar a oxidação dos metais e não ter nenhuma toxidade.

Estou muito curioso com essa plantinha. Entrei em contato com a Associação Nipo Brasileira de Curitiba para saber como é o preparo do chá, e se usamos as folhas ou flores. Também estou curioso com essa questão do óleo, mas a internet tem muito pouca informação sobre isso.

De toda forma, mesmo que não possamos aproveitar o chá de Sassanka, podemos apreciar sua beleza. Aqui seguem algumas fotos de suas flores que obtive na internet, pois as nossas mudas ainda não tem flores.