O belo e simples Abutilon - só na Flora!



 

 
A cerca de 30 dias trouxemos uma planta que de inicio achei meio sem graça. Era chamado de ABUTILON, e até o nome me soava meio estranho.

Mas como para plantas existem vários gostos, e o fato de eu não simpatizar com uma delas não quer dizer em absoluto que outras pessoas não irão se render aos seus encantos, ela entrou no "pout-pourri" da Flora.

Quando trouxemos, era apenas uma folhagem, com tons variados de verde. Durante esse tempo aqui ela começou a emitir pequenas flores vermelhas, o que me fez pesquisar a planta mais a fundo.

Descobri que o tal Abutilon é na verdade um gênero, que tem mais de 150 espécies, espalhadas por todo o mundo, e em todo lugar que existe um abutilon, ele é usado como ornamental. Descobri que o que temos na loja é o Abutilon megapotamicum, que é o mais comum aqui no Brasil e também chamam de Flor Sininho, Chapéu de Cardeal ou Lanterninha Chinesa. 

O motivo desses nomes você já deve ter adivinhado, não é? Sim... a flor lembraria um pequeno sino, um chapéu daqueles usados pelos cardeais, ou ainda uma daquelas luminárias chinesas.  Bem... as pessoas que dão nomes às plantas realmente tem um pouco de imaginação.

Mas o que eu achei mais interessante é que o nosso abutilon tem cerca de um metro, como vocês poderão ver nas fotos abaixo. Mas todos os abutilons, segundo pesquisei, chegam a alturas de 2 a 3 metros. Sinceramente, ai a coisa muda um pouquinho.

Comecei a imaginar essa planta em uma varanda, pendurada proxima ao forro, e lançando sua ramagem até o chão, e sinceramente, senti um certo respeito por ela. Eu estava achando ela sem graça simplesmente porque ela é nova, e eu considerava-a adulta. Quando chegar à maturidade, o que parece que ocorrerá em 1 ano, será um espetáculo.

Agora, as fotos do nosso belo e simples abutilon. As duas primeiras da planta inteira, as duas seguintes das flores, e finalmente, das folhas. Segue: