O milagre da multiplicação botânica: Véu de noiva


 

Esta é uma planta que achei muito interessante. Seu nome científico é Gibasis paniculatta.

O "gibasis" é uma mistura de grego e latim, e quer dizer "base inchada", referindo-se à base das flores de um grande grupo  de plantas, todas com essa e outras caracteristicas parecidas. Já o nome "paniculatta" vem do latim, e quer dizer transparente, translúcido.

Trata-se de uma plantinha mexicana, que chegou ao Brasil para ser usada como ornamental, dentro de residencias, como uma planta pendente, similar a uma samambaia. 

Ela emite ramos de até 2 metros de comprimento, tendo a parte superior das folhas num verde escuro brilhante, e o seu verso em um leve arroxeado. Como ela forma uma "cabeleira" de folhas, que por sua vez são sempre pontilhadas de minusculas flores brancas, a população comparou as folhas com um véu, e as flores com pequenas pérolas. Dai "véu de noiva".

Aqui no Brasil, devido a uma série de fatores, ela se mantem controlada. Nos Estados Unidos é apontada como uma perigosa invasora. O motivo disso é simples: com quaquer raminho se fazem novas mudas. É a planta campeã na facilidade de multiplicação.

Isso até inviabilizaria o comércio como ornamental, mas para que ela realmente fique bonita, bem carregadas de folhas e flores, levam-se alguns anos. Então acaba sendo mais rápido obter uma planta pronta, do que aguardar a formação de uma nova.

Abaixo as fotos do véu de noiva que temos na loja.